
Chuvas na Travessa do Raposo, no bairro de São José, área central do Recife (Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco)
Ruas do Recife amanheceram com pontos de alagamento nesta segunda-feira (27), após as chuvas da madrugada. Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, registrou o maior acúmulo de chuvas.
Na Travessa do Raposo, no bairro de São José, na área central do Recife, quem passava reclamava da recorrência da água acumulada no local em dias de chuva. “Sempre é isso. Mesmo sem chover fica assim. Vou pelo cantinho para não me molhar, mas quando passa carros grandes, molha a gente. É complicado, ninguém aparece para resolver isso”, relatou o ajudante de cozinha e morador do bairro há 40 anos, Jeová Gomes da Silva, 55. Ciclistas e pedestres, que tentavam seguir para o trabalho, também apresentaram dificuldade para passar pela região.
Segundo a Agência Pernambucana de águas e Clima (Apac), o bairro de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, foi o local que recebeu o maior volume de chuva nas últimas 24 horas, entre as 6h desse domingo (26), até às 6h desta segunda-feira (27).
O volume de chuvas em Barra de Jangada foi de 62,59 mm. O segundo bairro que registrou o maior acúmulo de chuva nesse mesmo período foi a comunidade do Alto da Bela Vista, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, com 47,60 mm. O terceiro ponto em que mais choveu foi o bairro de Areias, na Zona Oeste do Recife, que nas últimas 24 horas registrou 40,60 mm de chuva.
Ainda segundo a Apac, o tempo nesta segunda-feira na Região Metropolitana do Recife, Agreste, Mata Sul e Norte do Estado deve ser de parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada com intensidade de fraca a moderada ao longo do dia.
A APAC alerta que em caso de emergências, a população deve seguir as orientações da Defesa Civil de cada município. Quem precisar pode acionar o órgão pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita.
Alguns outros telefones da Defesa Civil de outros municípios:
Defesa Civil de Pernambuco: 3181-2490
Defesa Civil de Recife: 3355-8095
Defesa Civil de Olinda: 0800.281.2112/ 3429-9838
Defesa Civil de Camaragibe: 2129-9564
Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes: 3476-3981
Fonte: Folha de Pernambuco
ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.